2ª DEFESA – Adriano Mendes Moura
No dia 17 de julho de 2014, às 14h00 no auditório do Curso de Agronomia da UEMA, realizou-se a 2ª defesa de dissertação do Curso de Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal do mestrando Adriano Mendes Moura, com o tema: “Educação na Defesa Sanitária da Febre Aftosa: nível de Conscientização dos produtores rurais da cidade de São Bento – Baixada Maranhense”. Estiveram presentes como membros da banca examinadora: Profa. Dra. Alana Lislea de Sousa – Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (orientadora), Prof. MSc. Clóvis Thadeu Rabello Improta – Prof. colaborador do Curso de Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal – MPDSA/CCA/UEMA (1º membro); Prof. MSc. Denilson Moreira de Alcântara – Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2º membro).
A pesquisa foi realizada no município de São Bento situado na Baixada Maranhense, por apresentar um grande potencial econômico na produção de búfalos, fabricação de queijos, sistema de pesca artesanal e também pelos baixos índices de cobertura vacinal do rebanho bovídeo. E o objetivo foi analisar o nível de interferência da educação sanitária na atitude, no conhecimento, no comportamento e na conscientização dos produtores rurais sobre a febre aftosa de forma a caracterizar o perfil desses criadores no cumprimento ou não da legislação para a vacinação (adimplentes ou inadimplentes); analisar os motivos de não existir notificações de suspeitas de enfermidades vesiculares; realizar ações educativas como instrumento de proporcionar conhecimento sobre a importância da vacinação e da notificação da febre aftosa no estado, além de produzir meios de divulgação adequados à realidade da região.
Adriano Mendes Moura agradeceu a Universiade Estadual do Maranhão – UEMA em conjunto com a Coordenação do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal – MPDSA , pela visão holística de engrandecer a defesa sanitária animal do estado através do incentivo à pesquisa e da valorização do médico veterinário. A AGED, por possibilitar um crescimento profissional diário, através do exercício da defesa sanitária animal e por acreditar no potencial de seus técnicos, apoiando-os neste turbilhão de conhecimentos proporcionado no Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal.
[Best_Wordpress_Gallery id=”2″ gal_title=”Segunda Dissertação”]