14ª DEFESA – Valter Marchão Costa Filho

No dia 20 de agosto de 2014 às 09h00 no auditório do Curso de Agronomia da UEMA, realizou-se a 14ª defesa de dissertação do Curso de Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal – MPDSA/CCA/UEMA do mestrando Valter Marchão Costa Filho com o tema: “Diagnóstico e Fatores de Risco Associados ao Vírus da Leucose Enzoótica Bovina em Rebanhos Leiteiros no Leste Maranhense”. Estiveram presentes como membros da banca examinadora: Prof. Dr. Hamilton Pereira Santos (Orientador); Prof. Dr. Ferdinan Almeida Melo (1º membro); Prof. Dr. Helder de Moraes Pereira.

O resumo da dissertação: “A Leucose Enzoótica Bovina (LED) é uma doença infecciosa, que tem evolução crônica e acomete principalmente bovinos leiteiros. A importância da doença reside nas perdas econômicas, devido ao descarte de bovinos sororeagentes, custos com o diagnóstico e o tratamento e complicações quando os animais apresentam linfossarcomas. A pesquisa foi realizada com o objetivo de determinar a ocorrência e a frequência da Leucose Enzoótica Bovina (LEB) nos rebanhos com aptidão leiteira na Regional de Codó. Foram coletadas 398 amostras provenientes de 33 rebanhos dos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Codó, Coroatá, Peritoró e Timbiras. Para o diagnóstico da enfermidade foi utilizado o teste de Imunodifusão em gel de ágar – IDGA e aplicado questionários com proprietários ou responsáveis dos animais para investigação dos fatores de risco associados à doença. A frequência de animais sororeagentes foi de 117/396 (29,55%. Os resultados observados da frequência da leucose em rebanhos foram de 31/33 (93,94%). Não houve associação estatística significativa para as variáveis estudadas (P<0,05). A distribuição das frequências dos fatores de risco demonstrou que 100% dos entrevistados desconhecia a doença pesquisada, 96,97% utilizavam a mesma agulha para aplicação de vacina e vermifugação e a assistência veterinária só estava presente em 18,18% das propriedades. A distribuição espacial dos rebanhos – focos demonstrou que a Leucose está disseminada por todos os municípios pesquisados. A infecção pelo VLB está disseminada na região estudada.”

O objetivo geral da dissertação foi determinar a frequência da Leucose Enzoótica Bovina (LEB) nos rebanhos com aptidão leiteira na Regional de Codó.
Os objetivos específicos foram identificar os fatores de risco associados à transmissão da Leucose Enzoótica Bovina (LEB), Estimar a faixa etária com maior frequência a da Leucose Enzoótica Bovina (LEB), distribuir espacialmente os focos da infecção nos rebanhos da região.

[Best_Wordpress_Gallery id=”13″ gal_title=”Décima Quarta”]