13ª DEFESA – José Pedro da Silva Neto

No dia 19 de agosto de 2014 às 09h00 no auditório do Curso de Agronomia da UEMA, realizou-se a 13ª defesa de dissertação do Curso de Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal – MPDSA/CCA/UEMA do mestrando José Pedro da Silva Neto com o tema: “Frequência de anticorpos contra Mycobacterium Bovis em Rebanhos Leiteiros nas Regionais de São Luís, Bacabal e Pedreiras – Maranhão”. Estiveram presentes como membros da banca examinadora: Prof. DSc. Hamilton Pereira Santos (Orientador); Prof. DSc. Ferdinan Almeida Melo (1º membro); Prof. DSc. Helder de Moraes Pereira (2º membro).

O resumo da dissertação: “O presente estudo teve como objetivo estimar a frequência de anticorpos contra Mycobacterium bovis em rebanhos leiteiros no Estado do Maranhão. Foram coletadas, no período de maio a junho de 2013, 420 (quatrocentos e vinte) amostras de sangue bovino em 70(setenta) rebanhos de 14 (quatorze) municípios que compõem as regionais de São Luís, Bacabal e Pedreiras – MA. O teste sorológico empregado para o diagnóstico foi o ELISA Indireto que detectou um frequência média de animais soro reagentes de 4,52%, nos rebanhos estudados nas regionais de Bacabal, Pedreiras e São Luís. A partir do georeferenciamento dos municípios estudados foi possível analisar a distribuiçõa espacial das áreas de foco da doença, onde na Regional de Pedreiras a frequência foi de 2,38%, de 5% na Regional de Bacabal e 16,67% na regional de São Luís. Mediante os resultados conclui-se que o teste de ELISA Indireto pode ser útil para o diagnóstico de infecções por M. bovis e uma alternativa para o diagnóstico em animais em estados avançados da doença. Também quando usado em animais negativos às provas de tuberculizações pode identificar animais anérgicos e possíveis reservatórios da tuberculose.”

O objetivo geral da dissertação foi determinar a frequência de anticorpos anti-Mycobacterium bovis na população bovina de produção leiteira nas regionais de São Luís, Bacabal e Pedreiras, Maranhão, Brasil. Os objetivos específicos foram: estimar a frequência de anticorpos contra o M. bovis pela técnica de ELISA Indireto (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay), realizar o georeferenciamento de focos em rebanhos leiteiros nas regionais de São Luís, Bacabal e Pedreiras.

[Best_Wordpress_Gallery id=”12″ gal_title=”Décima Terceira”]